fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

11 out 2013

Da Alegria e da Tristeza

Então, uma mulher disse:

“Fala-nos da alegria e da tristeza.”

E ele respondeu:

Da Alegria e da Tristeza“Vossa alegria é vossa tristeza desmascarada.

E o mesmo poço que dá nascimento a vosso riso foi muitas vezes preenchido com vossas lágrimas.

E como poderia não ser assim? Quanto mais profundamente a tristeza cavar suas garras em vosso ser, tanto mais alegria podereis conter. Não é a taça em que verteis vosso vinho a mesma que foi queimada no forno do oleiro?

E não é a lira que acaricia vossas almas a própria madeira que foi entalhada à faca?

Quando estiverdes alegres, olhai no fundo de vosso coração, e achareis que o que vos deu tristeza é aquilo mesmo que vos está dando alegria.

E quando estiverdes tristes, olhai novamente no vosso coração e vereis que, na verdade, estais chorando por aquilo mesmo que constituiu vosso deleite.Alguns dentre vós dizeis: ‘A alegria é maior que a tristeza’, e outros dizem: ‘Não, a tristeza é maior.

’Eu, porém, vos digo que elas são inseparáveis. Vêm sempre juntas; e quando uma está sentada à vossa mesa, lembrai-vos de que a outra dorme em vossa cama.

Em verdade, estais suspensos como os pratos de uma balança entre vossa tristeza e vossa alegria. É somente quando estais vazios que estais em equilíbrio. Quando o guarda do tesouro vos suspende para pesar seu ouro e sua prata, então deve a vossa alegria e a vossa tristeza subir ou descer.”

Autor: Khalil Gibran

Livro: O Profeta

2 Respostas

  1. OLGA APARECIDA CAMPOS MACHADO SILVA

    Diz Shakespeare que “nada existe de bom ou de mau; o pensamento que o torna assim”, o que é uma grande verdade, mas se ainda tivermos que falar em “mau” é possível dizer que “o mau é o bem mal interpretado”. Adorei “conhecer” você Olívia (costumamos conhecer as pessoas pelas suas postagens, pensamentos e sentimentos que emanam), adorei conhecer a SGI! É um trabalho maravilhoso!

  2. Olá Olga querida! Seja muito bem-vinda, irmã :)
    O bem e o mal são duas faces da mesma moeda. Sempre há uma luz contida dentro da escuridão e nós somos como garimpeiros desse tesouro secreto. Geralmente evitamos a lama, mas se fizermos esse trabalho árduo de limpeza interna, encontramos o Ouro.
    Abraços!

Deixe um Comentário