fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

15 out 2011

Círculo de Ferro (Filme)

Em uma arena ocorre um torneio de lutadores que disputam a oportunidade de enfrentar um poderoso guerreiro e feiticeiro chamado Zetan, o guardião do Livro de Todos os Conhecimentos. Entre os lutadores está Cord, um jovem especialista nas artes marciais, que ao sair em busca de Zetan, embarca na verdade em uma jornada de autoconhecimento.

No ápice de sua fama internacional, Bruce Lee começou a escrever o roteiro deste filme, que pretendia ser a maior de todas as realizações de sua carreira. Cinco anos após a sua morte misteriosa, o sonho que ele não viveu o suficiente para ver foi realizado.

Esta produção zen budista conta com David Carradine no auge de sua forma como mestre de artes marciais. Além disso, possui a participação do ator Christopher Lee interpretando Zetan, em uma performance memorável.

O Círculo de Ferro acabou se tornando um verdadeiro clássico entre os amantes das artes marciais, mas principalmente entre os estudantes da filosofia de Bruce Lee, que escreveu no prefácio do roteiro:

“A história ilustra a grande diferença entre o pensamento Oriental e Ocidental. O ocidental típico ficaria intrigado com a habilidade de pegar moscas com palitos, e provavelmente consideraria que isso nada tem a ver com o quanto você é bom no combate. Mas o oriental compreenderia que um homem que alcançou tal maestria nesta arte revela sua presença de espírito em qualquer ação… A verdadeira maestria transcende qualquer arte em particular.”

Mais que tudo isso, é um filme muito belo, e realiza como poucos uma combinação equilibrada de misticismo, humor e artes marciais.

Assista abaixo ao filme completo:
(legendado em português)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=uMRNmOXZiUE]

6 Respostas

  1. Walter

    Grato pela dica, Giordano, bom filme com mensagens que nos tocam bem fundo. Site está muito interessante, com belos títulos.

  2. Wilma

    Obrigada Giordano pela postagens dos filmes. Possuo uma cópia do Círculo de Ferro e do Encontro com Homens Notáveis, mas como são muito antigas a qualidade está ruim, gostaria de saber se é possível fazer um download da sua postagem, pois esses filmes são de fundamental importância e devem ser vistos pelo maior número de pessoas que estejam nesse momento de busca. Mais uma vez, obrigada. Wilma

  3. Olá Wilma,
    Obrigado pelo seu comentário :)
    Não sei se é possível baixar os filmes através das postagens, mas se quiser difundi-las em outros sites ou blogs, fique à vontade!
    Abraços!

  4. Maria Socorro

    Gostaria de ter acesso ao filme. Tentei mas, está indisponível. Obrigada.

Deixe um Comentário