fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

Santa Sara: a Filha de Jesus Cristo e Maria Madalena

18 abr 2023

Santa Sara: a Filha de Jesus Cristo e Maria Madalena

Contam as antigas lendas francesas relacionadas à descendência de Jesus Cristo e Maria Madalena que durante a perseguição aos cristãos primitivos ocorrida nos anos seguintes à crucificação, alguns dos discípulos do Grande Kabir e pessoas próximas ao Divino Casal fugiram da Judeia em um barco e chegaram à costa sul da Gália, atual França.

Naquela modesta embarcação usada para a fuga pelo mar Mediterrâneo estavam os irmãos Lázaro, Maria Madalena e Marta, juntamente com a mãe dos apóstolos João e Tiago, chamada Maria Salomé, acompanhados ainda por Maria de Cleofas, a tia de Jesus, e Maximin d’Aix, um dos setenta e dois discípulos de Jesus Cristo e famoso evangelizador da região francesa de Aix-en-Provence.

Além de todos estes personagens muito conhecidos, participava desta jornada uma jovem de pele morena, supostamente vinda do Alto Egito para servir à tia de Jesus como aia.

Seu nome era Sara, que atualmente vem sendo identificada na literatura que trata da descendência familiar de Jesus Cristo como sendo sua filha com Maria Madalena.

Esta tradição ressurgiu com força na década de 1980, graças à obra O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, dos escritores Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln.

Nos últimos anos, as teorias sobre os frutos da união matrimonial celebrada entre Jesus e sua principal discípula vêm ganhando cada vez mais força no imaginário popular graças à publicação de novos romances históricos baseados nas ideias que acabaram sendo popularizadas pelo escritor Dan Brown.

Alguns autores mais recentes que aproveitam o sucesso do bestseller O Código Da Vinci e a ideia que identifica o Santo Graal com o Sangue Real dos herdeiros do Salvador e sua esposa redimida sugerem que Santa Sara, a menina egípcia que acompanhou os familiares e discípulos de Jesus Cristo na embarcação rumo às terras francesas, era na verdade a filha do divino casal da Galileia.

Este é o caso do livro A Mulher com o Vaso de Alabastro: Maria Madalena e o Santo Graal, escrito por Margaret Starbird e publicado em 1993, contendo a ideia de que Santa Sara é a filha de Jesus e Madalena, e que este fato seria a autêntica fonte da lenda associada com a mística de Saintes-Maries-de-la-Mer.

Como já mencionamos acima, a tradição local afirma que a cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer foi o porto onde os familiares e discípulos de Jesus desembarcaram de sua fuga pelo Mediterrâneo.

No barco estavam as chamadas Três Marias, Maria Madalena, Maria Salomé e Maria de Cleofas, as três mulheres que primeiro testemunharam a tumba vazia de Jesus, e cujas relíquias são o foco de devoção de peregrinos.

Assim que Jesus foi crucificado, as Três Marias e sua comitiva teriam partido da cidade egípcia de Alexandria acompanhadas de seu tio, José de Arimateia. As lendas francesas sustentam que a embarcação chegou ao território que hoje corresponde ao sul da França, onde havia uma fortaleza chamada Oppidum-Ra.

O local passou logo a ser conhecido como Notre-Dame-de-Ratis, pois Ra se tornou Ratis (que em latim significa algo como “navegar”), para mais tarde tornar-se Notre-Dame-de-la-Mer, e no século XIX, Saintes-Maries-de-la-Mer.

Margaret Starbird afirma que o nome Sara significa “princesa” em hebraico, um forte indicativo de que ela seria a descendente esquecida do “sang réal”, o sangue real do Rei dos Judeus. O esquecimento de Sara teria sido consequência da supressão que o Catolicismo Romano realizou sobre a veneração e a devoção ao Sagrado Feminino, resultando num desequilíbrio espiritual da doutrina cristã.

Para a autora, o Cristianismo Primitivo incluía a celebração do chamado Hierosgamos, que significa “casamento sagrado”, a união sexual divina e divinizante, o mesmo Sacramento da Câmara Nupcial dos antigos gnósticos, e o Grande Arcano dos gnósticos contemporâneos, tal como foi ensinado por Samael Aun Weor em sua extensa obra.

Esta celebração oferecia um modelo arquetípico do noivo (Jesus Cristo) e da noiva (Maria Madalena), ensinando a metafísica da união do Espírito Puro (Real Ser Interior) com a Alma Arrependida (que vai sendo liberta dos Eus Psicológicos), e a ciência da união sexual entre homem e mulher. Este último corresponde à mescla inteligente do erótico com o sagrado, um ato religioso capaz de converter seus adeptos em deuses, ou seja, de levá-los à união com a Divindade para conhecer seus Mistérios.

Este modelo de unidade conciliadora da dualidade acabou sendo perdido logo nos primeiros séculos do Cristianismo, uma verdadeira tragédia espiritual que acabou excluindo as lideranças femininas, o que era muito comum no tempo dos primeiros discípulos de Jesus. A autora insiste que tal parceria sagrada é universal e apenas reflete aquela existente em outras regiões do planeta, em contextos religiosos muito anteriores ao daquele em que se formou a religião do Cristo.

Nos dias atuais, para o bem da retomada do equilíbrio de gêneros na religiosidade cristã e a revisão da importância da sexualidade para uma espiritualidade conciliadora do humano com o divino, Santa Sara converteu-se em um instrumento de oposição aos velhos padrões autoritários e de rigidez hierárquica, onde o masculino impera à força e às cegas sobre o feminino por puro medo de perder seu poder e de ser tragado pela sensualidade que secretamente deseja.

E para o esoterismo gnóstico, Santa Sara representa o fruto maravilhoso deste casamento divino que acontece no interior de cada discípulo que celebra o Hierosgamos, que recebe o Sacramento da Câmara Nupcial, e que opera com o Grande Arcano ensinado pelo Gnosticismo nos dias atuais. Este fruto é a alma cristificada, livre de toda amarra psicológica, das ilusões e dos apegos, pronta para experimentar a GNOSIS e com ela a VERDADE.

138 Respostas

  1. nacca

    santa sara naum é filha de jesus e sim a escrava que salvou a filha dele com madalena ,como cigano escuto isso a tempos e é no que a gente acredita , inventao historias pra serem reconhecidos ,mas pra gente essa é a verdade

  2. jose geraldo de almeida

    gostaria de adiquieir livros a respeito,favor enviar titulos.

  3. Nelson Cordeiro

    Santa Sara: a Filha de Jesus Cristo e Maria Madalena
    Contam as antigas lendas francesas relacionadas com a descendência de Jesus Cristo e Maria Madalena que durante a perseguição aos cristãos primitivos ocorrida nos anos seguintes à crucificação, alguns de seus discípulos e pessoas próximas fugiram da Judeia em um barco e chegaram à costa sul da Gália, atual França.
    Segundo o dicionário lenda – Narrativa de caráter maravilhoso, em que fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela invenção poética. As lendas frequentemente contêm um elemento real, mas às vezes são inverídicas.
    O tema é chamativo e desperta a atenção de todos, ainda mais dos amis incrédulos e os que desconhece o real estado da missão de Jesus, Induvidosamente, para os ateus , é um prato cheio para os discursos mais eloquentes, nos bares e botequins da cidade, dá conversar para “mais de metro sour” – como diria o matuto mineiro – .
    Primeiro é conhecer o Homem, que não se pode igualar; que não é igualável; que não se compara em valor ou capacidade, com qualquer encarnado na Terra.
    A melhor resposta é que Ele deu na cruz: “ Pai perdoa eles não sabem o que dizem”
    N.C.

  4. Olá Nelson,

    O mesmo serve para a narrativa dos Quatro Evangelhos:

    “As lendas frequentemente contêm um elemento real, mas às vezes são inverídicas.”

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  5. ayane

    não acredito que Jesus teria um relacionamento com Maria Madalena,simplesmente ele a amava como ama a todos nós agora na semana santa numa peça incorporarei Maria Madalena
    e na biblia não aparece esse suposto acontecimento

  6. Giordano Bruno

    Muito bom o texto. Muitos criticam essa teoria dizendo que isso não está na Bíblia que é isso e aquilo, mas já pararam para pensar que muita coisa pode ter sido escondida no início do Cristianismo? E assim como você disse chará, todos somos inimigos de Nosso Senhor e adoradores da Serpente, e não sejam hipócritas em dizer que não é, todo aquele que busca o conhecimento é adorador da Serpente… Abraços

  7. Eliane

    Ei, meu espírito uma vez saiu do meu corpo e vi o céu aberto e um ser no meio da luz e 7 rostos acima de sua cabeça,eu tinha 12 anos e tenho certeza porque essa não foi a única visão de minha vida e eu tenho certeza que significa alguma coisa aquele ser era Jesus glorificado mais uma vez eu vi um aqui na terra e tenho certeza que era um espírito mal. Olha, o Diabo vai enganar muita gente e conduzir a perdição, cuidado para vcs não ser um deles! Busque o conhecimento que vem lá do alto do Pai Celeste e com sinceridade! que ele vos guiará ao verdadeiro caminho!

  8. MONICA DE OLIVEIRA

    Não acho nada de mais Jesus ter tido uma esposa e que esta esposa tenha sido Maria de Magdala ou Maria Madalena e que também tenham tido filho(s). Deus enviou Jesus e outros para uma missão e só Jesus a completou até o final e para que esta missão fosse perfeita Jesus deveria ser perfeito, deveria ser homem, humano e fazer e sentir tudo que os humanos só assim depois de cumprir sua missão ele poderia advogar por todos nós perante Deus. Estou feliz pela verdade estar vindo a tona. a igreja Católica tentou esconder, o papa saiu porque não aceitou contar, mas o Francisco parece pensar diferente.

  9. Rodrigo

    É uma pena que tantos documentos tenham se perdido durante alguns períodos. Como: As cruzadas, a inquisição e a vontade de ter poder de alguns homens e mulheres que aparecem em nossa história, fico aqui pensando, a história de Jesus, não a estória como nos é contada, surgisse com provas e tudo mais, o que aconteceria?
    A humanidade está pronta?
    Eu gostaria muito de ter acesso a alguns documentos. Mas não sei o que seria da vida como temos hoje, se a historia fosse revelada.

  10. Carynne

    Olá, essa publicação ajudou muito nas minhas pesquisas.
    Faço faculdade de Jornalismo e pretendo iniciar, História assim que acabar a minha primeira graduação.
    Sempre fui católica, acima de tudo, por influência familiar.
    Todavia, sempre soube que aquela história passada pela Igreja, não era totalmente verídica e tive curiosidade em saber mais. Comecei a pesquisar e iniciar estudos particulares. Claro, os romances de Dan Brown me inspiraram ainda mais, ah sim, mesmo sabendo que muitas coisas são fictícias.
    Pretendo me formar em História e me especializar em Simbologia.
    E como observação: nunca deixei a minha religião, só passei a enxerga-la com outros olhos.
    Grata pelo espaço!

  11. Odlvine lopez

    eu a credito que santa Sarah de kali seja fikha de Jesus
    meu pai contava a Historia que os antepassado dele falarão

  12. mildemberg

    Eu sou descendente do sangue real
    Meu tataravô e Francisco de farier
    O que saio da ordem por se apaixonar por uma jovem e foram a Portugal.
    Minha conta e no banco Itaú agência 9314 conta corrente 29228-6
    Para que se cumpra a escritura envie o valor para o banco. Ajuda de custo.

  13. Antonio Fco de Lima

    Eu não acredito, que jesus teve folhos, e muito menos ter se casado

  14. Tayná

    Bom… Tenho 19 anos e particularmente não sabia dessa história de Madela e Jesus ! Criei coragem pra assistir o filme ” O código D’Vinc ” hoje …. e fiquei curiosa com a suposta relaçao entre os dois e a filha de Jesus Sara ! Entao fui procurando pela net e achei seu web sit …. Achei legal ,fui criada no berço evangelho , então tudo que se refere ao catolicismo eu seii bem pouco’
    Bom eu penso se isso pode ser discutido er porque realmente deve existir … seria otimo se pudesse provar isso porque achei facinante essa história’ beijos e abraços !

  15. ingrid fernandez rabelo

    desde criança eu tinha muitas duvidas na escola das freiras e muitas me colocavam de castigo fora da sala, pois minhas perguntas eram impertinentes tais como adão e eva . discipulos sumidos, Santa Sara e outras . creio que Jesus realmente amou tanto mMadalena que provou a humanidade que alem de ser o filho de Deus tambem podia ser homem e pai, ja li muita a respeito e realmente creio que Santa Sara e descendente de Jesus e Madalena, senão como se explicam suas abençoadas graças e de todos os outros santificados ,nos quais temos fé?Somente por obra de DEUS.

  16. Olamir R. Miranda

    Se a Bíblia realmente merece crédito de católicos e evangélicos, ela ‘MERECE’ ser ouvida.
    Se os HOMENS’que a ‘escreveram’ merecem crédito, igual tratamento merece a ‘IGREJA’por eles ‘formada’, e sobre quem foi fundada.
    Se ‘CRISTO’ houvesse casado, teria usado (sido HIPÓCRITA)de hipocrisia, ao tratar deste ‘assunto’ COM ‘SÃO PEDRO’, dizendo que: ‘PEDRO NÃO PODIA ENTENDER DE CELIBATO SE ERA CASADO’.
    … E MAIS … POR QUE NENHUM OUTRO APÓSTOLO CASOU-SE? … NEM MESMO ‘SÃO PAULO’ que não conheceu jesus ‘pessoalmente’, não só ‘NÃO ERA CASADO’ como recomendou tal ‘estado’ ‘seu filho na fé’: SÃO TIMÓTEO.
    … SE A BÍBLIA É DOCUMENTO; OUÇAMOS SÃO PEDRO: … CUIDADO COM O QUE APRENDE E DE QUEM APRENDE.

  17. Laércio Carvalho

    A única certeza que existe é que não temos certeza de nada ! … Minha fé em Jesus é inabalável e não diminuiria em nada pelo fato dele ter amado uma mulher ! … Tudo é possível quando assumiu a condição humana ! … Sentia dores ,alegria e apetite sexual , assim como qualquer humano normal ! …O amor verdadeiro entre um homem e uma mulher , é sagrado ! … A bíblia , em sua grande maioria foi escrita e traduzida muitas vezes em diversas línguas ! … Pode sim , ou não , ter havido erro de interpretação dos textos antigos ,embora não acredito em má fé ! …Santos da igreja católica foram excomungados ou morreram queimados por acreditar que a terra era o centro do universo ! … A tentativa de bitolar a mente dos homens era muito comum na idade média ! … Estamos em 2014 !!! …Feliz Natal e próspero Ano Novo à quem quer que seja que tenha enviado esta mensagem !

  18. clayton

    Nós somos feitos pra acreditar naquilo que a igreja manda acreditarmos, usamos patas nos olhos, e não buscamos conhecimentos,

  19. clayton

    A Biblia foi escrita pelas mãos dos homens e tem mais de 2000 anos vcs acreditam que nesse tempo ela segue rigorosamente tudo o que aconteceu, acredito que ouve mudanças pra que possam ter uma maior manipulação do povo, acredito em Jesus Cristo como também acredito que Maria Madalena tinha um papel muito importante na vida Dele.

  20. Paulo Cesar Liberal

    É muito natural que um homem muito incomum, paranormal e filho biológico de José, seu pai terreno, apesar de seu lado divino, também tivesse um lado muito humano e, sendo homem, apesar de pregar a mensagem do seu pai divino, vivendo com sua discípula maior, Maria de Magdala, a Apóstola, terminasse se apaixonando por ela e sendo correspondido. Jesus era homem e antes de sua morte, casa-se em segredo com a nossa conhecida Maria Madalena tendo com ela uma filha chamada Sara. Sei que os católicos e os evangélicos e outras pseudo-religiões não admitem isto, por estão presos a dogmas que nunca existiram.

  21. ola amigos ,depois de assistir código da vinci ,fiquei muito curiosa e pesquisando descobri que tenho o mesmo tipo sanguinio AB positivo isto me deixou muito intrigada pois estive em paris e amei o pais meu sonho em viver lá mais não tinha conhecimento das historia ,eu tenho muitas duvidas gostaria que alguém entendido no assunto me ajuda-se tira -los se tenho o mesmo tipo sanguinio de jesus sendo que so 5 por cento tem este tipo de sangue seria eu uma desendente direta nossa não quero me envaidecer disto mesmo porque sou uma pecadora ,mais sinto e presinto muita coisas gostaria de ajuda ,muito obrigado .

  22. David Arruda da Rocha

    isso foi escrito por homens,não tem como saber se é verdade ou meias verdades, diz o ditado: quem conta um conto aumenta um ponto todas religiões só revelam o que é melhor pra elas, e o que é melhor pra elas é ficar na zona de conforto, afinal não existia apenas uma única sara na época.

  23. Simone

    Gente, Jesus jamais teria feito isso! não tem cabimento.Ele nos serve como exemplo, ele é santo, e jamais se relacionaria com uma mulher do mundo, pois ele tinha uma unica missão nessa terra de salvar os pecadores, para falar do evangelho para todos. Louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo de Nazaré!

  24. Wescley

    Acredito que se Jesus tivesse mesmo uma filha e uma esposa ele não teria o porque de esconder. O que mudaria se isso tivesse mesmo acontecido? Nada, Jesus continuaria sendo o homem bom que ele foi, e morreria por nós. Deus nos manda crescer e multiplicar, então o que haveria de errado nisso? Jesus amou maria com ele nos ama. A sua unica filha é a eternidade e aqueles que seguem a ele.

  25. Olá Wescley,

    Obrigado pela sua mensagem.

    Realmente não haveria motivo para ele esconder esse fato.

    E ele não o fez.

    Esconder ou revelar o matrimônio de Jesus e Maria Madalena ficou a critério de seus discípulos.

    Alguns omitiram este fato (católicos), enquanto outros não (gnósticos).

    E os gnósticos estudam esse Matrimônio como um ensinamento sobre a natureza espiritual da sexualidade.

    É possível saber mais sobre isso fazendo nosso curso de Introdução à Gnosis e ao Gnosticismo:

    https://sgiorg.wpengine.com/course/introducao-a-gnosis-e-ao-gnosticismo/

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  26. Antonino Fraletti

    De todos os comentarios sobre Jesus,Maria Madalena, sua filha Sara tem-se que tirar uma media para chegar, nao digo a verdade, mas a porcentagem maior (claro) dos que acreditam. E sou um dos que acreditam. Mas ha tambem um problema serio nisso tudo: o fanatismo da Igreja Catolica com seus dogmas e mais dogmas. E claro que como disseram varios autores e pesquisadores: Queira a Igreja Catolica ou nao um dia ela tera que revelar a Verdade que esconde por quase 2.000 anos… Qual Pope ira revelar isso? De que adiantara a Igreja esconder por mais 2.000 Anos? Ja deve ter traça demais no Vaticano…

  27. Karina

    Bem, tem muito coisa q não há no livro sagrado, mais nos q estudamos a fundo esse tem sabemos q há livros q o vaticano escondem de nós, afinal o vaticano só se mantem de pé por nos se pararmos de fortalece-lo ele cai.

    Abraços!

  28. edvannildo

    ha muitas coisa que nao sabemos sobre a vida de jesus, porem muitas revelaçoes estao aparecendo, quanto os evangelhos apocrifos, bem porque que muitos relatos sobre a vida de jesus nao entraram na biblia porque,

  29. A C PINHEIRO

    Olá!
    Percebemos claramente as mais diversas opiniões e posicionamentos sobre o tema abordado; porém, cada qual deverá tirar suas próprias conclusões; mas não se esqueçam jamais de deixarem de analisar primeiramente o tema através da energia do coração e não pelo cérebro que tudo transforma em fatos aceitáveis ensinados e aprendidos ainda quando éramos crianças e mais jovens e certamente por influência de terceiros, sejam eles quais foram.
    Cada qual poderá extrair suas reais conclusões sobre o tema, se deixarem o coração falar por si só.
    Tema excelentemente abordado; grato!
    Abraços
    ACP

  30. advaldo

    se é lenda então é menira assim como as lendas dos deuses do antigo olímpio
    !!

  31. Olá ACP, obrigado pela mensagem.

    Realmente, que cada qual tire suas próprias conclusões. Nesta busca espiritual cada qual é responsável por si mesmo.

    Abraços Fraternos!
    Paz Inverencial!

  32. Rerison

    se isso tudo oque esta esta sendo falado sobre jesus cristo
    for verdade tudo oque esta no novo testamento e mentira.
    e falso testemunho

  33. Licia Azeredo

    Sim,
    Sara era filha de Jesus com Madalena.
    isso virá à tona, está em vias de fato!
    Quem tem olhos que veja;
    ouvido, que ouça!

    Sobrevivemos ao Apocalipse,
    e no siLêncio tudo se resolveu.

    As oração se somaram e chegaram nos ouvidos de Deus.

    Não, não são preciso muitos para que uma chama seja acesa.
    E onde há um ponto de Luz, outras Luzes se acenderão!

    Licia Azeredo

  34. GUARACY P. BRASIL

    CRISTO FOI UM HOMEM EM CARNE E OSSO,PORÉM O SEU CONTEÚDO É QUE FOI DIFERENTE DE TODOS NÓS,VISTO SER ELE O ESCOLHIDO E SER ÚNICO FILHO DIRETO DE DEUS,MAS A HUMANIDADE NÃO PODE ENXERGAR ALGUÉM COMO CRISTO,ONDE O MESMO PODERIA TER MULHER E FILHOS,ENFIM UMA FAMILIA. NUM MUNDO DE HOJE,SE ALGUÉM TIVESSE CONHECIMENTO DE UM DESCENDENTE DE CRISTO, QUE INFERNO SERIA A VIDA DESTA PESSOA,POIS A GANÂNCIA,A VAIDADE E TANTAS OUTRAS COISAS QUE DARIAM UMA FORÇA POLITICA E AMBICIOSA,A QUEM TIVESSE O CONHECIMENTO DO PARADEIRO DESTA PESSOA. GRAÇAS A DEUS NÃO SE SABE SE TEMOS AINDA UM DESCENDENTE DA FAMILIA DE CRISTO VIVO. SE AINDA EXISTIR ALGUÉM,E CREIO QUE EXISTA,QUE CRISTO A MANTENHA EM ETERNO SEGREDO,LONGE DOS PROFANOS E GANANCIOSOS.

  35. Taina goulart

    Bem, tenho descendentes franceses….e o que eles falam e q na época da guerra cristã. ..uma família chegou a França. …fugida. .”pelo q parece seria Maria Madalena “que quando chegaram lá ela estaria grávida.e quando a criança nasceu …deram a ela o nome de sara “princesa”em hebraico.
    Nao sei c é verdade.pois quem contava isso era minha bisavó. …e que quando a igreja anos depois mandaram os templários para procurar….não encontraram nenhum indício disso.e que falavam q Maria tinha nela o santo graal….uns contam outra historia” falam q os templarios tinha escondido o santo graal para protege-lo….outros falam q eles foram procura lo em nome da igreja para destruilo para proteger oq eu não sei.

    Vai saber né.não sei c tudo isso pode ser verdade.mais q essa supostamente historia e muito interessante e viu.

  36. Vera

    Olá, gostei muito da matéria, tenho 37 anos e fui criada no catolicismo, frequentando sempre, tudo o que existe dentro da igreja católica, mas sempre em meu íntimo eu questionava alguns dogmas e rezas. E sempre sentia muito amor ao visualizar como Jesus transmitia seus ensinamentos. Bom, em 2015 tive um grande despertar e encontrei muitas respostas sobre a criação da humanidade e de outros mundos. E desde então busco conhecimento. O assunto sobre Maria Madalena e o matrimônio com Jesus para mim já não gera dúvidas. E nesta minha busca foi-me revelado que eu sou da terceira geração de Maria Madalena e por isso minhas pesquisas aumentaram. Sou grata por ter encontrado este site como mais uma fonte de pesquisa séria. Gratidão. Se alguem tiver interesse em outros assunto http://www.embuscadeconhecimento.com.br

  37. Tamires

    Boa noite.
    Li em alguns artigos que foi construído na França um templo para ela. Isso é verdade? Como uma rosa o símbolo desse santo graal. Se for verdade, onde fica ao certo.

  38. Conchetta

    Olá, adorei todos os comentários. Amo e reconheço o sacrifício de Jesus na minha vida. Sua condição humana lhe permite sim ter uma família.Só que não é interessante para os que estão a frente da igreja, e do poder que o feminino tem que se saiba a fundo sobre: Jesus e família. Torço sempre, para que toda a verdade sempre venha a tona.” rasguem-se o véu da ignorância.” Abraços!!!!

Deixe um Comentário