fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

11 maio 2021

O que é Esoterismo?

/
Publicado por
/
Comentários0

Há muitas coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia, e o esoterismo é uma delas. 

Uma ciência enigmática para alguns ou absurda para outras.

Ao longo da história a presença de símbolos, ritos e textos esotéricos sempre esteve presente nas mais diversas civilizações e religiões.

Sinais, palavras, passes e ritos caçados por governantes e religiosos da época… o que o esoterismo esconde? 

É justamente sobre isso que iremos conversar hoje.

O que você irá descobrir aqui:

  • O que é Esoterismo
  • Qual é a relação de Esoterismo com Psicologia
  • Como Estudar o Esoterismo

O que é Esoterismo?

Esoterismo é a ciência que busca despertar no homem sua consciência adormecida através de um sistema de psicanálise utilizando a imaginação, reflexão, meditação e introspecção.

Ao longo da história surgiram diversas escolas que estudaram essa ciência e não raro vemos grandes gênios da humanidade — artes, filosofias e religiões — que frenquentaram essas escolas.

Como por exemplo:

Sócrates

Filiado a Escola de Eleusis que estudava os mistérios da vida e da morte através de Ritos e culto a Deméter e ao entendimento da natureza humana através da auto-reflexão. Inspirado nos Ritos Eleusis e cria seu método para o conhecimento chamado Maiêutica ou “Parto das Ideias”.

Newton

Sir Isaac Newton foi filiado ao movimento rosacruz europeu — movimento místico cristão que estudava os mistérios da psique humana sob a perspectiva de um grande laboratório e através de uma ciência denominada “Alquimia” ou a “Ciência das Transmutações”. Em seu tempo livre dedicava aos estudos das ciências naturais como todo bom esoterista.

Publicou “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural” com o resultado de suas observações e percepções com o mundo exterior.

Mozart

Mozart foi filiado a Maçonaria Moderna no ano de 1717 — sendo iniciado como Aprendiz Maçom no ano 1786. Sua obra magna foi a “Flauta Mágica” onde ele descreve e narra a saga do  “Iniciado Solar”, em busca ao autoconhecimento e ao domínio de si mesmo.

Tesla

O Pai da eletrônica e da eletricidade, suas invenções permitiram o mundo moderno como conhecemos hoje, principalmente sobre sua descoberta na eletricidade com “A Corrente Alternada”.

Possui grandes conhecimentos esotéricos acerta da física e da numerologia.

Afirmava em seus escritos:

Se você soubesse a grandeza dos números 3, 6 e 9, teria a chave para o Universo


A Busca pelo Sobrenatural ou Esotérico

Uma escola esotérica busca desenvolver no homem a compreensão de seu universo interior e exterior através do estudo da seguintes ciências:

Psicologia: Através da psicologia e do estudo de si mesmo entendemos mais sobre nossos pensamentos, emoções e sentimentos e como não sermos escravizados por situações do cotidiano.

Aprendemos pela psicologia estudar e desenvolver os valores de nossa alma. Aprendemos também a aumentar nossa consciência e expandir nossa percepção para o homem tornar-se “Rei de Si Mesmo”

Antropologia: Através de estudos de manuscritos, livros sagrados e práticas especiais os estudos esotéricos buscam entender a origem do homem sob perspectiva metafísica — que a raça humana não foi a única raça nesse planeta e ainda houveram diversas raças antes dessa 5º Raça Raiz. Estuda-se os grandes monumentos da humanidade: As Pirâmides, Templos, Zigurates e Hieróglifos espalhados no globo terrestre

Astrologia Hermética: Os estudos esotéricos aprofundam no mecanismo celeste chamado “Astrologia Hermética” onde estuda-se a influência dos astros na psique humana e os acontecimentos sob a perspectiva sideral.

Não confundir com astrologia “de feira” ou de “revistinhas”. 

Astrologia Hermética é um estudo sério sob como irradiações de corpos celestes podem originar movimentos políticos, religiosos e filosóficos em nosso planeta.

Magia Cerimonial e Ritualística: O esoterismo utiliza a ritualística e magia como maneira de transmitir seus conhecimentos. Onde através da oração, da liturgia e da prática simbólica da magia cerimonial atinge-se estados superiores de consciência e contato com o “Deus Íntimo”.

Poderes Psíquicos e o desenvolvimento interno: As escola de mistérios utilizam práticas especiais para desenvolver os poderes psíquicos do homem e assim


Qual é a relação Esoterismo e Psicologia?

(Ou por que esoterismo e autoconhecimento são sinônimos)

A Vivência Simbólica ou Cerimonial, como era praticada frequentemente nas Antigas Escolas de Mistérios, é real e afeta a pessoa da mesma forma que um fato concreto.

(Inclusive pode-se afirmar que a psique não percebe a diferença entre um ato externo e um ato interno)

Carl Gustav Jung afirmava em seu livro a “A Estrutura e Dinâmica do Eu”:

O Esoterismo, sem nenhuma dúvida, [é] um conhecimento psicológico cujo conteúdo deriva do inconsciente para o consciente e consiste empiricamente na influência demonstrável que o inconsciente coletivo exerce na mente consciente.

Lembrando que todo ser humano vive em Dois Mundos diferentes:

  • O da Realidade Exterior
  • O da Realidade Interior, Imaginação, Pensamentos e Sentimentos

Todos os Famosos Gênios Conhecidos da Humanidade, viveram intensamente nesse Mundo Interior  onde encontraram a verdadeira Inspiração, Realização e Felicidade — e assim encontraram forças para realizar sua missão aqui na terra.

Ao homem comum é difícil encontrar satisfação nesse Mundo Interior. Devido ao fato  de que à  ele nunca foi ensinado e nem falado sobre sua existência.

A maioria de nós desconhece inteiramente que todos os eventos de nossa vida são apenas reflexos de nosso Mundo Interior.

Como o próprio Jung afirmava:

Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino

Vemos o nosso Mundo Exterior pela ótica de nosso Mundo Interior:

  • Para uma pessoa deprimida, coisas belas e alegres sempre podem parecer tristes e aborrecidas
  • Para uma pessoa irritada, até o simples “Bom dia” pode tirar ela do “sério”
  • Para uma pessoa rancorosa, todos as pessoas estão “tentando passar a perna nela”

Em resumo, tudo em nossa vida depende do “Estado de Ânimo Interior” de cada um.

Cultivamos e infundimos em  nossa consciência ideias de Harmonia, Perfeição e Felicidade para eliminar da mente pensamentos tristes e depressivos que nos impedem de cultivar a Verdadeira Felicidade.

Ou seja, todos os componentes simbólicos do Esoterismo :

  • A Palavra
  • O Canto, 
  • A Dança, 
  • os Rituais
  • os Incensos

Servem para desenvolver no Iniciado “Pensamentos Elevados”  e “Sentimentos Inspiradores” , com isso preparando o nosso Mundo Interior para:

  • A Busca da Verdade e a “Origem das Coisas”
  • A Investigação da “Origem do Mundo e do Homem”
  • Irradiar sua consciência, paz e felicidade para os demais!

Ao final o que quero lhe dizer e Esoterismo e Psicologia são sinônimos.

Entre os incensos, palavras de poder e rituais secretos das Antigas Escolas de Mistérios se escondia uma única máxima:

“O Homem! Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e aos Deuses!”

Em outras palavras ao trabalhar com a “Linguagem Simbólica” estamos trabalhando com nosso mundo interior e nossos pensamentos — tornando o nosso inconsciente em consciente.

Lembrando que:

  • Qualquer atitude exterior é um símbolo da atitude interior, e
  • E a Psique não diferencia um ato externo de uma “situação imaginada”

Ao trabalhar com a linguagem simbólica estamos despertando nossa própria consciência e transformando nossa inconsciência em Luz.


Como Estudar o Esoterismo


Ao longo da história houveram diversas Tradições, Linhagens e Escolas  que propagavam e ensinavam esses Mistérios.

Para os Egípcios da Antiguidade era-se exigido uma “Cerimônia de Iniciação” e um juramento de fidelidade para não revelar os  “Segredos da Ordem”.

Por muito tempo foi essa a didática dos conhecimentos iniciáticos ou “ocultos” — de lábios a ouvidos. De geração a geração. Secretamente passada de mão a mão.

Assim como nós recebemos de nossos antecessores passaremos aos nossos sucessores

Atualmente não temos (ainda) problemas com perseguições religiosas ou liberdade de pensamento.

Vivemos um tempo ímpar na história. Onde temos liberdade para propagar e divulgar esses ensinamentos sem medo de represálias ou opressões.

Você não precisa filiar ou participar de nenhuma Escola, Ordem ou Igreja para aprender e praticar o Esoterismo ou as ciências “iniciáticas”.

A Verdadeira Iniciação é Interna e o primeiro requisito é desenvolver o “Silêncio Interior” — sendo esta a porta mais curta e breve que ao Conhecimento (Gnose em grego), sempre conquistada de forma pessoal, espontânea e oriunda do coração.

O “Silêncio Interior”  é o convite à meditação, e a conversa consigo mesmo, para:

  • Desenvolver a espiritualidade

  • Desabrochar o conhecimento do coração, completamente ignorado nos dias de hoje pelo “Culto a Razão” e ao “Acúmulo de Informações”

Antigos Sábios Essênios afirmavam:

O neófito acostumado no Mundo Profano a expressar opiniões imprecisas e valor útil sente extrema dificuldade a entender a ‘Lei do Silêncio’.

Limitar-se somente a ver, ouvir e calar — pode parecer-se uma brincadeira sem graça e até mesmo insuportável. Porém esse exercício obriga o neófito a disciplinar suas ideias vistas e analisar as mesmas por ângulos diferentes.

É precisamente o caminho mais rápido e verdadeiro para a ‘Iniciação Real

Sob aspecto energético — estamos conservando energias para melhor perceber as Sensações Exteriores e Interiores, afastando nossa mente de:

  • Discussões Inúteis

  • Conversas Futéis

  • Ações Vazias

E como desenvolver o “Silêncio Interior”?

O “Silêncio Interior” é desenvolvido pela prática de meditação — buscando a interiorização dos pensamentos, sentimentos e ações como culto ao “Deus Íntimo” ou ao “Real Ser Interior”.

Aprender a Meditar é Aprender a Pensar e Falar.

Aspiração, Concentração e Respiração é o Primeiro Degrau da Iniciação Interna — a qual nós obtemos pela meditação.

Se você quer aprender a meditar ou se aprofundar nos estudos sobre o esoterismo ingresse agora na “Comunidade de Mistérios” da Sociedade Gnóstica Internacional

Deixe um Comentário