Como sentir e desfrutar da Felicidade
O rei estremeceu dos pés à cabeça, e nervoso disse: — O que é o pensamento do homem? A única resposta do sábio foi um sorriso de compaixão. O rei, então, ordenou que encerrassem o sábio em uma escura prisão. Anos e anos passou ali esquecido. Quando o tiraram estava cego. Então, o rei lhe perguntou: — Como estás? Continuas feliz? O sábio respondeu com calma: — Sempre o sou, porque até dentro da prisão e sob o manto de trevas, me vi amado, abundante e satisfeito, tudo adquiro pela formosura de meu pensamento e pela riqueza de meu mundo interior. |
Quais são as bases da felicidade?
- Amor: Amor em todas as suas fases, porque onde reina o amor reina a felicidade.
Amor de esposos, amor de pais, amor de filhos, amor de irmãos, amor a todos os seres viventes, amor incondicional.
- Fé: É a defesa contra as tempestades da vida. E a Fé que nos diz:”Se não podes olhar para a frente porque está escuro, nem para trás porque é doloroso, olha para o alto e encontrarás a calma e a felicidade.”
A Fé mantém sempre a esperança na vida. Quem crê que a vida não é senão a esperada da morte, vive no erro. Da terra podemos fazer um
céu. Podemos ser felizes neste mundo antes de chegar no outro.
- Serenidade: A tranquilidade de consciência que nos dá o cumprimento do dever, é felicidade. A Consciência pura é o melhor travesseiro do homem.
- Aquietamento dos desejos: Um sábio disse:”Eu aprendi a ser feiiz, diminuindo meus desejos.” E outro disse:”Minha riqueza consiste em não ter cobiças.”
- Sacrifício: Está é a última,a mais importante e a mais necessária: SACRIFICAR-SE, SE FOR NECESSÁRIO PARA PROPORCIONAR VENTURA AOS DEMAIS.
A Compaixão é um sentimento de um Homem. Sacrifício é um sentimento de um Deus
Diz uma máxima filosófica: “Com a oração(meditação) percorremos a metade do caminho que conduz ao céu; com o jejum chegaremos até a porta; mas, somente com o sacrifício nos é permitido entrar.”
Disse Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo.”
Disse Marco Aurélio: ”Domina-te”
Disse o Divino Nazareno: “SACRIFICA-TE”
Quem conhece a si mesmo, se domina.
Quem tem o poder de dominar os seus desejos, tem o privilégio de sacrificar-se pelos demais e por fim desfrutar da felicidade
MC 4;11
CL 1;26