fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI
Tópico

simbologia

Simbologia Esotérica e Mística do Natal | Palestra

Segundo a tradição esotérica ocidental, o Natal é um evento muito mais antigo que o próprio Cristianismo, e seus elementos míticos, simbólicos e alegóricos estão presentes nas doutrinas das religiões antigas e nos movimentos da natureza, mostrando ao ser humano um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Significado do 666, o Número da Besta

Ao invés de arrancar arrepios, o Número da Besta deveria ser compreendido como uma indicação preciosa de um trabalho de reversão da condição humana de ignorância, miséria espiritual e sofrimento. O temido 666 encerra uma simbologia esotérica profunda, que abre os caminhos da compreensão humana sobre seus mistérios mais fundamentais.

Branca de Neve e o Resgate do Feminino

A Branca de Neve e os Sete Anões é um dos maiores clássicos da literatura infantil, mas aborda uma temática impostante também para muito adulto. Sua trama possui uma energia fundamentalmente feminina, e conversa de forma direta e reta ao coração de muitas mulheres, iluminando questões tão íntimas que talvez nem nós mesmas tenhamos nos dado conta.

Os Arcanos Maiores e a Jornada do Louco

Uma das ferramentas mais interessantes oferecidas pelo Tarô é a chamada Jornada do Louco, na qual a carta do Louco é vista como uma espécie de protagonista de uma história contada através dos Arcanos Maiores. Por sua vez, estes constituem as etapas do caminho percorrido através dos grandes mistérios da vida e dos principais arquétipos humanos.

Mitologia e História dos Jogos Olímpicos

Mais do que apenas um evento esportivo destinado à congregação dos povos, os Jogos Olímpicos são uma forma de expressão muito antiga dos ensinamentos esotéricos das Religiões de Mistérios, as quais foram perseguidas e oprimidas pelo Império Romano que se aliava definitivamente à Igreja Católica e instituir o Cristianismo como religião oficial.