fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI
Tópico

mitologia

Gnosis e Gnosticismo no Conversa Entre Adeptus

Neste Episódio 36 do podcast Conversa Entre Adeptus, o professor e escritor Giordano Cimadon fala sobre a Gnosis e o Gnosticismo Contemporâneo estruturado pelo mestre gnóstico do século XX, Samael Aun Weor, quem constituiu um poderoso Movimento Gnóstico, hoje espalhado por todas as partes do planeta.

A Jornada do Herói e o Caminho da Iniciação | Encontro Gnóstico

Neste encontro formado por conferências e vivências serão estudados, de maneira mais profunda, os estágios do Caminho da Iniciação através do esoterismo cristão, da visão mitológica de Joseph Campbell e da obra de Samael Aun Weor. Estará presente no evento o conferencista internacional Fernando Salazar Bañol, que foi secretário particular e discípulo direto de Samael Aun Weor.

Os 7 Dilúvios Mais Devastadores da Mitologia

As narrativas mitológicas do dilúvio são encontradas em mais de 200 contextos culturais diferentes em todos os continentes. Este mito é uma narrativa simbólica na qual uma grande inundação é enviada por uma divindade para destruir a humanidade e permitir sua renovação. Na literatura esotérica, o dilúvio universal estaria associado à destruição da Atlântida.

Origens e Superstições da Sexta-feira 13

A sexta-feira 13 é considerada uma data de azar, em que os mais supersticiosos evitam realizar coisas importantes ou até mesmo sair de casa. Este assunto tão popular tem suas origens na mitologia, na numerologia e na interpretação supersticiosa de alguns fatos históricos relacionados ao cristianismo e às religiões do norte da Europa.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Redenção e Ressurreição

Entre as cenas mais emocionantes de toda a saga de Guerra nas Estrelas, o momento em que Luke Skywalker enfrenta a maldade de seu pai, Anakin Skywalker e mediante seu sacrifício oferece uma possibilidade de redenção para aquele que representa a encarnação da maldade, representa o desfecho clássico das narrativas mitológicas universais.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Humanos e Máquinas

Em sua empreitada para sobrepujar o herói em sua batalha pelo equilíbrio e pela justiça, as forças do mal empregam máquinas e instrumentos tecnológicos para alcançar seus objetivos. Esta é uma poderosa metáfora da aniquilação da humanidade e de seus valores, tais como a espontaneidade e a diversidade, em favor da burocracia, da opressão e da padronização.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Encarnações da Maldade

Os mitos clássicos apresentam a luta entre as potências do bem e do mal como uma arena na qual o herói enfrenta suas batalha mais definitivas. Seus valores são testados mediante a apresentação de múltiplos desafios e obstáculos, mas também de doces tentações, pois a maldade também possui seu encanto, e não são poucos os que sucumbem à ela.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Os Bobos da Corte

Atrapalhados, esquisitos, monstruosos e até mesmo tolos, muitos dos personagens mitológicos que acompanham o herói em sua jornada são responsáveis por desatar eventos trágicos, lançar terríveis desafios e ordálias, ou ainda apenas quebrar o padrão emocional de tensão e drama que marca a aventura, trazendo alívio cômico à narrativa mitológica.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Companheiros de Jornada

As aventuras de um herói durante a sua jornada não costumam ser solitárias. Muitos companheiros se juntam à ele ao longo do caminho, seja para ajudá-lo a cumprir uma tarefa específica ou para permitir que ele aprenda algum ensinamento valioso. Grandes feitos exigem algo a mais do que simplesmente coragem e a sabedoria de um mentor.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: Guias e Mentores

Elementos fundamentais nas mais diversas tradições mitológicas, os mentores são os indivíduos que instruem e acompanham o herói em sua jornada. Na saga de Guerra nas Estrelas vemos os personagens Yoda, Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn exercerem a função de magos, sacerdotes e guias espirituais e filosóficos dos heróis Anakin e Luke Skywalker.

Mitologia e Guerra nas Estrelas: a Jornada do Herói

Muito semelhante à uma escritura sagrada dos dias atuais, a obra de George Lucas atualizou os arquétipos das mais importantes tradições antigas e apresentou velhos mitos repaginados para as novas gerações. Guerra nas Estrelas inaugura o mito moderno, que é exibido nas grandes telas do cinema e carregado de sons, imagens e efeitos especiais.

Mitologia e História dos Jogos Olímpicos

Mais do que apenas um evento esportivo destinado à congregação dos povos, os Jogos Olímpicos são uma forma de expressão muito antiga dos ensinamentos esotéricos das Religiões de Mistérios, as quais foram perseguidas e oprimidas pelo Império Romano que se aliava definitivamente à Igreja Católica e instituir o Cristianismo como religião oficial.