Consumindo Crianças: A Comercialização da Infância (Documentário)
Com base nas percepções dos profissionais de saúde, os defensores das crianças e membros da indústria, este filme centra-se no crescimento explosivo do marketing infantil, na esteira da desregulamentação, mostrando como os comerciantes da juventude têm usado os mais recentes avanços da psicologia, da antropologia e da neurociência para transformar crianças norte-americanas em um dos consumidores mais poderosos e rentáveis no mundo.
Consumindo Crianças encara de frente a comercialização em massa de infância, levantando questões urgentes sobre a ética do marketing infantil e seu impacto sobre a saúde eo bem-estar das crianças.
É um alerta para toda a sociedade: as crianças são o alvo preferencial das estratégias de marketing e já sofrem graves consequências do consumismo infantil.
Esse é o tema central deste documentário lançado em dezembro de 2008 pela MEF (Media Education Foudantion), nos EUA.
O filme trabalha numa perspectiva de alerta geral sobre a publicidade e as estratégias de marketing das grandes empresas no intuito de transformar as crianças e a própria infância num grande buraco negro de consumo e eixo de influência da família.
O estudo demonstra o enorme volume de gastos com pesquisas e produções midiáticas direcionadas ao público infantil, comerciais e animações, fast-food, automóveis, celulares etc., que são cada vez mais feitos olhando a criança como principal consumidora ou aliciadora da família, no sentido de convencer os pais sobre como e no que gastar.
Assista abaixo ao documentário completo:
(legendas em português)
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mLuRH7nmhy4]
Visite o Canal ECOMantiqueira.