A Corporação (Documentário)
Este documentário canadense realiza uma crítica das corporações, considerando seu status legal de pessoa jurídica, e fazendo uma análise de seu comportamento em relação à sociedade e ao mundo em geral, da mesma maneira como um psiquiatra avalia uma pessoa comum. Assim, as corporações são diagnosticadas como psicopatas.
Acompanhando o desenvolvimento das corporações, e através de entrevistas com críticos como Noam Chomsky e Micahel Moore, o documentário mostra como elas se transformaram de concessões estatais que visavam à realização de funções públicas específicas, em instituições comerciais dotadas de direitos concedidos a uma pessoa comum.
O filme se desenvolve através de comparações sobre o modo como as corporações se comportam e os sintomas psiquiátricos da psicopatia:
Indiferença com os sentimentos alheios, incapacidade de manter relações humanas, indiferença com a segurança alheia, mentir continuamente para alcançar lucro, incapacidade de experimentar culpa e incapacidade de se adaptar às normas sociais e respeitar a lei.
Alguns tópicos tratados no documentário são na realidade exemplos de como as corporações se comportaram desta maneira, e incluem:
A trama das corporações contra o presidente Franklin Roosevelt, exposta em 1933 pelo General Smedley Butler; o aviso do presidente Dwight Eisenhower ao povo contra a expansão da indústria militar; as externalidades econômicas; a invenção do refrigerante Fanta pela Coca-Cola devido ao embargo à Alemanha Nazista; o papel da IBM no holocausto; a privatização do fornecimento de água na Bolívia.
Trata-se de um documentário muito pertinente para os dias atuais, quando uma parte significante da população dos Estados Unidos está indo às ruas para manifestar sua revolta contra a concentração de riquezas pelos chamados 1%, no movimento Occupy Wall Street.
Assista abaixo ao documentário completo:
(legendado em português)
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=WPIvs7_N37s]
Baixar o Documentário – A Corporação – http://t.co/AFG5azUQ