fbpx
Bem-vindo a Sociedade Gnóstica | SGI

19 fev 2008

O Mistério do Manto da Virgem de Guadalupe

A aparição da Virgem de Guadalupe aconteceu em 9 de Dezembro de 1531, nas proximidades da Cidade do México, a então capital do portentoso e deslumbrante Império Asteca. A Virgem apareceu ao humilde índio Juan Diego e pediu a ele que informasse ao Bispo sua vontade de que fosse construído um Templo em sua homenagem no morro de Tepeyac.

O Bispo, ao ouvir o relato do índio, não lhe dá crédito e pede que traga uma prova da presença da Virgem. De imediato começa a crescer um jardim de rosas inóspedo e deserto morro de Tepeyac. O índio Juan Diego colhe estas rosas em seu manto e entrega ao Bispo como a prova requerida. Ao abrir o manto para entregar as flores, elas caem no chão e, no manto, aparece retratada milagrosamente a imagem de Maria.

O Bispo ordenou então que fosse construído o Templo dedicado a Virgem de Guadalupe, exatamente no Morro de Tepeyac, lugar onde ocorreram as aparições.

Na manhã do dia da aparição, 9 de Dezembro de 1531, ocorreu um Solstício de Inverno, símbolo cósmico da ressurreição do Sol, do retorno da vida. Neste Solstício a Terra começa a se aproximar novamente do Sol e, no hemisfério norte, o inverno começa a perder sua força e a luz solar chega ao planeta com maior intensidade. Para muitas culturas ao redor do mundo esta data é de maior importância, e o mesmo não era diferente para as culturas das Américas.

Também impressionante é a descoberta do doutor Juan Homero Hernández Illescas, que comprovou que no manto da Virgem de Guadalupe ficou reproduzido o mapa do céu no exato momento em que ocorreu a aparição, ou seja, na manhã do Solstício de Invierno de 1531.

Leia ainda:

O Santo Sudário e a Ressurreição de Jesus
A Mística e a Sensualidade do Seio de Maria
Os 7 Milagres Mais Impressionantes da Bíblia
O Segredo Perdido de Fátima
Evangelho Afirma que Jesus Não é Filho de Deus
Os 7 Santos Mais Durões do Catolicismo

Estão gravadas no manto as estrelas mais brilhantes das principais constelações visíveis desde o Vale de Anáhuac naquela madrugada de 9 de Dezembro de 1531. As estrelas estão agrupadas de forma impressionante, retratando com exatidão as constelações que testemunham a maravilha do acontecimento.

As informações foram retiradas do livro: “La Virgen de Guadalupe y Las Estrellas”, de Juan Homero Hernández Illescas, Mario Rojas e Enrique Salazar, publicado pelo Centro de Estudos Guadalupanos.

No manto, ao lado esquerdo da Virgem (à direita de quem a vê de frente) estão impressas as constelações do Sul:

virgemesqu.jpg

Quatro estrelas que fazem parte da Constelação de Ophiucus. Abaixo se observa Libra e à direita, o que parece ser a ponta de uma flecha, correspondente ao início de Scorpius. Ao meio estão assinaladas duas estrelas da constelação de Lupus e ao extremo de Hydra. Abaixo se evidencia Crux, e à sua esquerda aparece o quadrado ligeramente inclinado da constelação de Centaurus. Na parte inferior, solitária, resplandesce Sirius. No manto, ao lado direito da Virgem encontram-se as constelações do Norte:

virgemdire.jpg

No ombro, um fragmento das estrelas da constelação de Bootes; abaixo e à esquerda vem a constelação da Ursa Maior. Ao seu redor estão, à direita acima, os cabelos de Coma Berenices, à direita abaixo, Canes Venatici, è esquerda Thuban, que é a estrela mais brilhante da constelação de Draco. Abaixo de duas estrelas que formam a Ursa Maior, é possível ver outro par de estrelas da constelação de Auriga e ao oeste, abaixo, três estrelas de Taurus. Outras constatações aumentam ainda mais a relevância do Manto da Virgem de Guadalupe.

Quando se mede a temperatura da fibra de maguey utilizada para confeccionar o manto, constata-se que ela mantém uma temperatura constante de 36.6 graus, a mesma do corpo de uma pessoa viva.

Um dos médicos que analizou o manto colocou seu estetoscópio sobre a imagem do ventre da Virgem e encontrou batimentos que se repetem ritmicamente a 115 pulsações por minuto, igual a de um bebê no ventre materno.

O engenheiro José Aste Tonsman, do Centro de Estudos Guadalupanos do México, graduado em engenharia de sistemas ambientais pela Universidade de Cornell, estudou durante mais de vinte anos a imagem da Virgem, e divulgou os resultados de duas investigações em uma conferência, onde afirma que a fibra de maguey que constitui o manto não permanece consistente, em condições normais, por mais de 20 ou 30 anos. Contudo, depois de mais de 4 séculos a imagem de Maria permanece intacta, mesmo depois de ter permanecido mais de um século sobre uma parede húmida, entre a fumaça de milhares de velas, e manuseada por uma multidão de índios.

Em sua conferência, o doutor Aste afirmou que a imagem da Virgem não foi pintada por mãos humanas, já que não foram descobertos traços de tinta no manto. Quando aproximamos a vista a uns 10 centímetros da imagem, é apenas possível enxergar as fibras cruas de maguey. A esta distância as cores desaparecem. Uma emissão de raio laser foi lançada verticalmente sobre o manto e assim se detectou que a coloração não está nem na parte frental e nem no verso. As cores parecem flutuar sobre as fibras a uma distância de três décimos de milímetro, sem tocá-lo.

Em 1979 os norte-americanos Philip Callahan e Jody B. Smith estudaram a imagem com raios infravermelhos e foram surpreendidos pela ausência de vestígios de pintura.

Callahan e Smith mostraram ademais que a imagem muda ligeiramente de cor segundo o ângulo de visão, um fenômeno conhecido como iridiscência, uma técnica que não pode ser reproduzida com mãos humanas.

Aste Tosman recorda que Richard Jun, prêmio Nobel de Química, através de análises químicas, constatou que a imagem não possui corantes naturais, nem animais, nem muito menos minerais. Já que na época não existiam corantes sintéticos, a origem da imagem é inexplicável.

Por diversas vezes, ao longo dos séculos, foram pitadas figuras sobre o manto, que com o tempo desaparecem por completo, permanecendo apenas o desenho original, com suas cores vivas.

Estudos oftalmológicos realizados nos olhos de Maria detectaram que, ao serem aproximados de um foco de luz, a pupila se contrai, e ao ser retirado este foco de luz retirar la luz, torna a pupila a dilatar, tal como ocorre com um olho vivo. Seus olhos também apresentam refrações de imagem típicas de um olho humano.

O engenheiro Aste também investigou o enigma dos olhos da Virgem. O reflexo emitido pelos olhos da Virgem de Guadalupe é extamanete a cena na qual Juan Diego mostrava ao Bispo Juan de Zumárraga e aos presentes o manto com a misteriosa imagem, em 9 de Dezembro de 1531.

Seus estudos a respeito dos olhos da Virgem começaram em 1979. O pesquisador aumentou as íris dos olhos da Virgem até alcançar uma escala 2.500 vezes superior ao tamanho real e, através de procedimentos matemáticos e ópticos, conseguiu identificar doze pessoas impressas nos olhos.

Nestes mesmos olhos estão refletidas as testemunhas do milagre de Guadalupe, do momento em que Juan Diego mostrava o manto ao Bispo. Os olhos da Virgem contêm o reflexo que teria ficado impresso nos olhos de qualquer pessoa nesta posição.

Leia ainda:

O Santo Sudário e a Ressurreição de Jesus
Os 7 Milagres Mais Impressionantes da Bíblia
O Segredo Perdido de Fátima
Evangelho Afirma que Jesus Não é Filho de Deus
Os 7 Santos Mais Durões do Catolicismo

É possível identificar um índio sentado, que olha para o alto; o perfil de um ancião, com a barba branca e a pronunciadamente calvo, exatamente como o retrato do Bispo Juan de Zumárraga feito por Miguel Cabrera para representar o milagro; um homem mais jovem, provavelmente o intérprete Juan González; um índio con barba e bigode, que abre seu próprio manto ante o Bispo, sem dúvida Juan Diego; uma mulher de rosto escuro, uma serva negra que estaba a serviçoo do Bispo; um homem de traços espanhóis que olha pensativo cofiando a barba com a mão.

No centro das pupilas, a uma escala muito mais reduzida, é possível ver outra cena, totalmente independente da primeira. Trata-se de uma família indígena composta por uma mulher, um homem e algumas crianças. No olho direito aparecem outras pessoas de pé atrás da mulher.

No ano de 1791 foi derramado acidentalmente ácido mutiático sobre o lado superior direito do manto. Trinta dias depois, sem nenhuma espécie de intervenção, o tecido danificado se reconstituiu. O único sinal deste acidente é uma suave descoloração no local onde foi derramado o ácido.

No dia 14 de Novembro de 1921, Luciano Pérez, um anarquista espanhol, cometeu um atentado com explosivos contra o manto, destruindo tudo ao redor, inclusive uma pesada cruz de metal que havia ao redor. O manto permaneceu em perfeito estado de conservação.

175 Respostas

  1. angelalemos

    a virgem está com os olhos baixos ,praticamente fechados, como alguem pode ter aumentado sua iris??????

  2. Olá Angela.

    É de se admirar que os olhos da Virgem estejamm quase fechados, e isto apenas torna a questão ainda mais intrigante.

    Consultando dados técnicos da investigação do Dr. Jose Aste Tonsmann (publicado como Tosman aqui em nosso artigo), é possível saber que a foto do olho foi ampliada em 2.500 vezes, durante o período em que Tonsmann trabalhou na IBM.

    Vale citar que Aste Tonsmann graduou-se em Engenharia Civil na Universidade Nacional de Engenharia do Perú e dquiriu seu Doutorado em Engenharia de Sistemas pela Universidade de Cornwell.

    O Dr. Tonsmann publicou suas descobertas a respeito das imagens capturadas nos olhos da Virgem de Guadalupe em sua obra “El Secreto de sus Ojos”, onde é possível encontrar detalhes completos e fotografias de suas investigações.

    Eu mesmo as vi e são impressionantes!

    Obrigado por sua contribuição!

  3. Márcio

    Qual o método usado para calcular as posições das estrelas naquela data e para transpor isso para o manto e também quanto a Tilma, qual o método usado por Khun e outros , se houver ( com bibliografia, por favor mostrem).

    Obrigado.

  4. Olá Márcio,

    Favor consultar as obras já citadas acima, especialmente a que segue:

    “La Virgen de Guadalupe y Las Estrellas”, de autoria de Dr. Juan Homero Hernández Illescas, Pbro. Mario Rojas, Mons. Enrique Salazar, do Centro de Estudios Guadalupanos.

  5. elisangela

    Giordano poderia mostrar estas imagens.
    Pode me passar por e-mail.
    obrigada

  6. Olá Elisangela,

    Infelizmente não as tenho digitalizadas. É preciso consultar diretamente o livro “El Secreto de sus Ojos”, de Aste Tonsmann.

  7. Mesquita

    Ola Irmaozinho, ainda estou em Vitória e entrei pra conhecer o trabalho de voces. Parabens e grande abraço.

  8. Olá amigo,

    Muito bom receber sua visita! Preciso manter contato contigo para tratar alguns assuntos. Veja se responde meu e-mail.

    Grande abraço!

  9. fábio

    o que voces pensam sobre tudo isso…eu acho fascinante…qual a postura de um gnóstico?ele da sua opniao, faz julgamentos ou apenas se atem ao que a ciencia descobre?tenho uma prima evangélica que não me agrada muito pois tudo o que ofge de nossa realidade é coisa do diabo…inclusive as apariçoes de maria…o que se pensa disso?espero sua resposta….gostaria muiito e conhecer melhor o gnosticismo…obrigado

  10. Olá Fábio,

    Obrigado por sua mensagem.

    Os gnósticos são investigadores por natureza, já que preferem o conhecimento direto à crença.

    No entanto, a crença não é de todo desprezível, pois por este termo podemos entender uma série de outros elementos, como fé, esperança, confiança, e não somente a crença cega e fanatizada, que pode ser uma qualidade tanto de religiosos quanto de cientistas…

    Diante de pesquisas como a apresentada neste artigo, é bem provável que a maioria dos gnósticos não terá tempo – e nem mesmo interesse – em investigar por conta própria todas as afirmações do Dr. Tonsmann.

    O que fazer então? Acreditar? Duvidar?

    É aqui que entra a confiança, a fé, ou a PISTIS da filosofia grega, mecanismo através do qual aceitamos como verdadeira a afirmação de alguma autoridade.

    Isto não nos impede de emitir opiniões sobre o assunto, nem mesmo de fazer críticas sobre as conclusões de algum pesquisador.

    Caso queira conhecer mais o Gnosticismo, procure uma escola gnóstica em sua cidade. É o melhor meio de aprender os conceitos fundamentais da Gnosis.

    Abraços,

  11. elisangela

    OBRIGADA .
    Como esta indo as coisas na nova sede,tudo pronto? deve estar ficando linda.
    Um abraço bem apretado para tudos.
    AH! A associação já esta de ferias?

  12. Elisangela,

    Ainda não estamos em férias. Estamos em pleno curso Aprenda a Controlar suas Emoções, já na nova sede.

    A reforma foi feita. Faltam alguns ajustes, mas ainda pouca coisa.

    Agora estamos organizando o 5º Encontro Nacional de Cultura Gnóstica – ENCG2009 – que acontecerá no carnaval de 2009, em fevereiro. Quem sabe você não vem nos conhecer neste evento?

    Abraços.

  13. gostaria de saber como adquirir o livro a virgem de guadalupe e as estrelas de juan homero e henrique salazar estou querendo muito este livro por favor me ajudem.

  14. Aurelio Antonio

    Gostaria de saber o que representa os chifres que ficam ao lado da santa.

  15. Aurelio,

    Não são chifres. São as pontas de uma Lua Crescente.

    A Virgem pisa sobre a Lua, representando a figura que aparece em Apocalipse 12:1: “E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.”

    Cada religião oferece sua própria interpretação deste poderoso símbolo. Nós, os gnósticos, entendemos que ele representa a força sexual, a Kundalini dos orientais, que combina os elementos do Sol (masculino), da Lua (feminino) e das Doze Estrelas (natureza sexual) para gerar o Cristo Íntimo.

    Abraços Fraternos!

  16. Claudia

    Não é que estava procurando sobre a Virgem de Guadalupe, pois comprei uma medalha dela pra minha avó, e acabei encontrando essa página de autoria dos meus amigos… hahahahaha

    Abraços, Claudia

  17. John Menshhein

    simplesmente fascinante,o amor de Deus transcede os conhecimentos da ciência

  18. Luiz Sena

    Pabéns meu amigo por passar esta mensagem a diante, graças a você muitas pessoas estão conhecendo este maravilhoso segredo e com isso poderão alcançar a salvação.
    Que Deus o abemçõe e a PAZ DE CRISTO!

  19. jean lima

    totalmente imcrivel…
    isso prova que Jesus existe, e nem a ciência desvenda mistérios da fé
    do todo poderoso…
    by jyan (L)

  20. Olá Jean,

    Parece um pouco de exagero afirmar que os fenômenos relacionados ao manto provem que Jesus existe. No entanto, realmente há coisas que a ciência não alcança explicar.

    Abraços!

  21. gabriel-dom

    procurem no scribd os livros que voces encontraram alguns. voces acharam dados e estudos convincentes, mas nao acharao ninguem que conteste e tire a prova com outros métodos. acusar de falso é sempre muito facil principalmente sem provar nada, só pra parecer esperto. mas o pano tá aí e ninguem contestaa sua idade. nem o james randi se meteu a besta. nao acreditar é facil, mas tornar publico o argumento desacreditador é mais complicado. alguem um dia vai ler esse artigo novamente e vai buscar informaçoes.

  22. Olá.

    Isso não prova que “Jesus existe”… Só prova que há muitas coisas que o homem é incapaz de explicar… Jesus, como homem, está morto e já cumpriu sua missão. Jesus, como pentagrammaton, nunca viveu já que é símbolo dos conhecedores da cabala…

    Também achar que um caso sobrenatural como esse, por mais intrigante que seja, pode apriximar alguém da “salvação” é supervalorizar demais a coisa… Esse próprio conceito de “salvação” é um mito que só faz afatar as pessoas do Cristo…

    Tudo bem, o caso da Virgem de Guadalupe é bem interessante. Mas, também, não vamos nos empolgar e achar que um caso com esse, dentre tantos outros até muito mais fantásticos, é peça chave para que alguém conquiste sua meta espiritual…

    Aprimoremos mais nosso discernimento e nossa consciência…

    L. L. L. L.

    Pan Veritrax

  23. Rivaldo - Alagoa Grande - PB

    Isso mim deixa fascinado com as provas de que existe um pai e uma mãe salvadora, pena que nossoa irmão protestante não veem nessas verdades uma milagre do Cristo Jesus, mas vamos a cada dia nos apegar a nosso Deus pq so nele conseguiremos a salvação.

  24. Cada um escolhe o caminho que deseja seguir para o seu desenvolvimento espiritual. Mas como esse é um espaço gnóstico devo esclarecer alguns pontos.

    No gnosticismo não existe o conceito de “salvação” e nem de “pecado”. Qualquer realização espiritual empreendida por um gnóstico se dá pela integração direta com Deus através do que nós chamamos de Experiência da Gnosis.

    Também não há, no gnosticismo, essa crença em um “Senhor Jesus”. Nós, gnósticos, observamos com atenção os ensinamentos de Jesus mas entendemos que este foi um homem que alcançou a iluminação e que esta mesma iluminação é possível a cada um de nós. Jesus é, também, um símbolo que representa nos vários textos sagrados estudados pelo gnosticismo a própria essência divina de cada ser humano.

    Também o “pecado” é um conceito que não existe no gnosticismo. Acreditamos que a única coisa que impede o ser humano de conhecer Deus diretamente é a ignorância. Por isso nós, gnósticos, nos apegamos muito ao conhecimento em todas as suas facetas. A mais nobre e exaltada delas é a Gnosis obtida por experiência mística direta. Mas há também o conhecimento vivencial e o conhecimento intelectual que também devem ser buscados e cultivados.

    Somos bastante críticos com tudo já que entendemos que o caminho de restaruação da divindade do homem e da integração plena com Deus está nas mãos do próprio homem e não de um suposto “salvador”.

    Entendo que muitas outras religiões tem esses conceitos de “salvação” mas eles são completamente estranhos e incondizentes com o gnosticismo e para todos aqueles que buscam seguir a via espiritual gnóstica essas idéias devem ser compreendidas e dissolvidas. Para nós, gnósticos, esse tipo de crença são meras ilusões colocadas pelo Demiurgo para distrair e aprisionar os que buscam a Luz.

    L. L. L. L.

    Pan Veritrax

  25. Sandra Coelho Pires

    Não conhecia a filosofia gnostica…até entrar no site…estava somente à procura de informações sobre a Virgem de Guadalupe.
    Mas creio sim nos sinais para nosso desenvolvimento, assim como creio que nossos “pecados” provêm de nossa ignorância perante os mistérios da vida e que ilusões foram criadas na mente dos homens para impedirem ao alcance da luz.
    Que os homens sejam mais sensíveis aos sinais…existem muitos espalhados pelo mundo…basta sairmos da ignorância e “abrirmos os olhos” .
    Grata pelas informações
    Sandra

  26. Sandra,

    Então, seja bem-vinda aos nossos estudos. Sair da ignorância é a meta, e isso se faz experimentando a gnosis. Procure uma escola perto de sua residência e estude com a nossa comunidade.

    Abraços!

  27. adao pereira

    OLA AMIGOS HOJE TENHO 41 ANOS,A ALGO QUE ATE HOJE ME INTRIGA,NO ANOS DE 1976 OU 1977
    EU IA PARA ESCOLA E PASSAVA NUM MATO,ACHEI
    NESTE DIA UMA IMAGEM DE CERAMICA DA SANTA COM A CABEÇA ARANCADA, DEIXEI ELA ESCONDIDA
    E FUI PARA ESCOLA ESQUICI DELA E EM CASA FALEI PARA MINHA MAE ELA ENTAO MANDOU EU PEGAR A IMAGEM FUI ATRAZ ,OLHA NAO SEI COMO MAS NAO ACHEI EM LUGAR NEM UM.
    SO TINHA EU ALI QUANDO GUARDEI,PROCUREI POR DIAS ATE HOJE 35 ANOS EU AINDA LEMBRO
    E TENTO IMAGINAR COMO SUMIU….
    DESCULPA PELO COMENTARIO OBROGADO…

  28. Ivone

    É uma história muito linda. Ela nos mostra que Deus envia sinais aos seus filhos para que creiam e se convertam. Pena que muitos nao compreendam!Ou pior ainda, nao os aceita.
    Proteja-nos Mãe Maria!

  29. Oi Ivone,

    Realmente é uma história belíssima, cheia de mistério, capaz de sensibilizar a alma para que retome a fé no aspecto transcendente da vida e busque a auto-realização íntima.

    Abraços Fraternos!

  30. Umoi

    Ola Giordano,

    Infelizmente nos dias atuais a fé cristã tem sido muito abalado face à tecnologia que ofusca o olhar para coisas pequenas e belas. Eu li o seu texto e, embora também sofrendo os efeitos do atual ceticismo mundial, devo te dizer que achei tudo muito espetacular. Obviamente, dentro de mim persistem dúvidas quanto a idoneidade das pessoas que se dizem especialistas, cientistas, etc e que possam assegurar como fidedignas todas as inacreditáveis afirmações como o caso do médico ouvir batimentos cardíacos ou a pintura estar planando no tecido sem o tocar e ainda sobre todas as supostas imagens encontradas na pupila da pintura.

    Meu caro, sou cristão, quero acreditar que nosso mundo foi salvo por Jesus Cristo e que Sua mãe, Maria, se revela a estas pessoas com alguma mensagem de fé e esperança, mas me intriga saber que a mãe de Cristo se manifestaria para uma pessoa para pedir um templo em sua honra, quando isso contrasta com uma imagem de humildade e pobreza a qual estamos acostumados e saber quando falamos sobre a vida de Cristo e Sua família.

    A mãe de Cristo desejaria mesmo um templo? A mãe de Cristo desejaria mesmo romarias de pessoas desesperadas à procura de uma luz em “seu” templo? Pois com todo o poder que se atribui à mãe de Cristo, não teria ela condições de varrer da terra toda ganância e manipulação espiritual que hoje em dia se propaga nas sociedades, agora com uma ajuda enorme da internet?

    Continuarei a ler, a ser um crente em Cristo, mas não mascarando minhas dúvidas e indagações.

    Paz pra você e obrigado pelo texto acima.

    Umoi Souza

  31. Olá Umoi,

    Realmente o avanço da ciência provoca um deslumbramento que afasta muitas pessoas das inquietudes espirituais. Não havendo forma de deter o avanço tecnológico, é preciso usá-lo para dignificar a humanidade, e não degenerar ainda mais a mente, as emoções e a própria alma.

    Esclareço que os gnósticos admiram o mistério, mas não compactuam com a interpretação literal de muitas das crenças cristãs, em especial a que afirma a salvação do mundo por Jesus Cristo.

    Sem dúvida, o Cristo é o Salvador, como afirmam os textos gnósticos de ontem e de hoje, mas jamais pode este Cristo ser aprisionado na humana personalidade do homem chamado Jesus. Todos nós podemos encarnar o Cristo em nossos corações, é assim que os gnósticos entendem a mensagem dos vários cristificados que habitaram osso planeta, antes mesmo de Maria ter sido fecundada pelo Espírito Santo, e ainda assim, ter permanecido “virgem”.

    Seu questionamento sobre a suposta necessidade de Maria em construir um templo para si, para que seja ali adorada, pode ser transposta com tranquilidade para os busos cometidos pelas hierarquias religiosas mais variadas, que acumulam riquezas de toda espécie, ao invés de promover com estas riquezas o alívio de muitos sofrimentos da humanidade.

    Abraços Fraternos!

  32. maria rosa

    eu como kardecista,porduas vezes tiive oportunidade desentir maria.sou reikiana edurant sessão vi a imagem de n. sra. das graças;imgino seja.e outra vez,num bazar. senti tremores e arrepios como se alguem estivesse me olhando firme,me virei e dei de cara com a imagemde guadalupe.comeci achorar.ganhei,imagem.

  33. O cristianismo é tão cheio de “porèns” que não há como dedicar-se a estudá-lo com sinceridade e não desistir dele cedo ou tarde… O bom cristão é aquele que se acomoda, fecha os olhos e aceita sua “religião” como ela é…

    Felizmente existem alternativas aos que realmente buscam a divindade… Afinal aqui estmaos nós em um site sobre Gnosticismo, não é mesmo?

    Pense nisso…

    L. L. L. L.

    Pan Veritrax

  34. jobe

    Há um video sobre o tema no youtube, mostra as imagens ampliadas e mesmo com muita fé só se consegue ver umas machinhas negras nos olhos, essa manchinhas podem ser qualquer coisa que a mente humana deseje que seja.

    No video fizeram uma manipulação em computador para que se tenha uma idéia das supostas pessoas há alguma que nem se da para notar nada, depois do trabalho no computador é que se nota algo, um circulo ovalado e negro se transforma numa cabeça com olhos nariz e orelhas, eu não sei…

    Não quero faltar com respeito a fé de ninguém,o estudo foi feito pelo Dr. josé Aste, o video está em espanhol porém quem desejar ver está ai:

  35. Jonas

    Incrível! Na minha modesta opinião, acho que isso prova a existência de vida com inteligência superior a do ser humano. As técnicas utilizadas são obviamente de quem domina uma tecnologia muito superior à nossa. O que não compreendo, é quando essas aparições pedem que se construa templos para venerá-las, uma vez que isso contraria as escrituras que dizem que não devemos construir imagens com essa finalidade, por que é abominável aos Olhos de Deus. Acho isso muito contraditório. Parece que seres mais avançados estão nos manipulando, e talvez, nem sempre com boa intenção.

  36. Jonas,

    E assim surgem as teorias da conspiração… A Virgem é a representação de uma força divina, e não de uma pessoa. Ela não pediu um templo para que a cultuassem como pessoa, mas para que pudessem ligar-se misticamente com esta força.

    Entendido?

  37. MARIA DE FATIMA

    MEMSO COM PROVAS CIENTIFICAS TEM MUITA GENTER DUVIDANDO; COMO O BISPO QUE DUVIDOU E O MUNDO TA C HEIO DE GENTE QUE PRECISA VER PARA CRE E MESMO VENDO NAO CRER.

  38. ALOÍSIO SILVEIRA

    A história de Nossa Senhora de Guadalupe é maravilhosa, para não dizer fantástica. Não tenho receio de dizer SOBRENATURAL.
    A Virgem aparece para um índio. Este leva sua mensagem ao Bispo: construir uma igreja no lugar da aparição. O bispo quer um sinal e este vem com roseira que brota em local inóspito e fora de época. As rosas levadas ao bispo, envoltas no manto do índio Juan que milagrosamente se transforma num quadro de Nossa Senhora. Grávida, com Jesus em seu ventre. As pulsações constatadas pelo médico que examinou a “pintura”; tecido que duraria no máximo 30 anos, aproximando-se de 500 anos; o manto de Maria retratando o céu do México, do dia da aparição, 09/12/1531, em que ocorreu o solstício de inverno; a imagem que não é pintura; feita não se sabe de que; os olhos, cujas pupilas se dilatam ou se fecham; olhos que refletem as pessoas do índio e do bispo e…; tudo isto atestado por cientistas renomados; Prêmio Nobel de Química, inclusive. E insuspeitos, porque não católicos. Não se trata de dogma de fé. Ninguém precisa crer. Mas uma coisa é certa: estamos diante de um fato extraordinário. Como católico, vejo nesse quadro um verdadeiro milagre e a presença viva de Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Mãe de Deus e nossa Mãe. E o nome GUADALUPE é emblemático: na língua indígena significa: “ÁGUIA QUE ESMAGA A SERPENTE”. Faz-nos lembrar do Gênesis 3,15: “… Ela te esmagará a cabeça …”. N. S. DE GUADALUPE PADROEIRA DA AMÉRICA LATINA, assim consagrada pelo Santo Padre o Papa São Pio Xº. Que a Senhora de Guadalupe abençõe a todos nós que lermos esta mensagem. Abraços. Aloísio

    FAVOR SUBSTITUIR O TEXTO ANTERIOR POR ESTE.

  39. Peralta

    Caros amigos, tenho 15 anos
    respeito a fé de cada um, mas o que faz mover multidões é a simples razão humana? O que faz multidões de jovens irem além, buscarem ñ ficar parados … acho que quando o homem se der conta que o essencial é invisível à nossos olhos ele será mais feliz , vez e outra sonho com um mundo q sonha acordado sem se preocupar com o q o outro pensa tendo amor para com ele , muito obrigado
    ainda fé é o sentimento mais concreto
    Mãe, rogue por nós
    um grande abraço à todos

Deixe um Comentário